O RadioFM é um app conhecido na Índia que agrega estações de rádio do mundo todo para que as pessoas encontrem as frequências favoritas delas onde estiverem. "Quem vive longe de casa pode se conectar com a rádio de lá", diz Atul Sachdeva, co-fundador do RadioFM. Ele viu essa oportunidade quando as estações de rádio mais tradicionais começaram a estabelecer uma presença on-line para se conectar melhor com os ouvintes. Lançado em março de 2013, o app RadioFM permite que os ouvintes acessem uma antiga estação favorita ou descubram uma nova na cidade natal ou em qualquer lugar do mundo.
Atul supervisiona o planejamento de produtos da organização e a monetização e tem uma parceria de anos com a estratégia de publicidade do Google para o RadioFM. Em 2019, quando a equipe estava buscando oportunidades de crescimento de receita, a empresa decidiu integrar o anúncio de abertura do app do Google. Sem prejudicar a receita de outros formatos de anúncio, os anúncios de abertura do app aumentaram o eCPM em 13% e a ARPDAU em 20%, ainda mantendo o mesmo nível de experiência do ouvinte.
Em busca de crescimento
Nos primeiros seis meses após o lançamento do RadioFM, a organização não tinha uma estratégia de monetização definida. O tráfego começou a aumentar, e então a empresa começou a fazer um brainstorming. A equipe rapidamente decidiu estabelecer uma parceria com a AdMob. Na época, o app só estava disponível na Google Play Store, e o RadioFM gostou da ideia de trabalhar com outro produto do Google na publicidade. "A AdMob era o parceiro que mais fazia sentido para nós", disse Sachdeva.
Nos primeiros dias de monetização, a RadioFM implementou banners, depois intersticiais e anúncios nativos. Essas combinações de formatos geraram uma receita estável, mas, em 2019, a equipe decidiu buscar uma estratégia mais concentrada no crescimento. O time entrou em contato com o gerente de contas no Google e discutiu as opções disponíveis. "Foi aí que os anúncios de abertura do app apareceram para nos salvar", Sachdeva.
Testando um novo formato
Ao contrário dos outros anúncios que a equipe usava, aqueles de abertura do app são exibidos assim que um usuário inicia o aplicativo. Como a equipe do RadioFM gosta de fazer testes, lançando pelo menos dois novos recursos a cada mês, ficaram entusiasmados em experimentar um novo formato.
Primeiro, o RadioFM precisava decidir se queria limitar a frequência com que o anúncio seria exibido para um usuário. Escolheram duas vezes por dia, o que significava que se um usuário abrisse o app pela terceira vez no mesmo dia, ele não veria o anúncio. A equipe optou por lançar o formato de anúncio no Android, plataforma em que tinha o maior volume de usuários. A empresa começou com um teste A/B de duas semanas e analisou a retenção e qualquer comentário negativo na Google Play Store sobre os formatos de anúncio. Nenhuma das áreas mostrou qualquer mudança significativa e, assim, cerca de um mês após o brainstorming inicial com o Google, o RadioFM lançou os anúncios de abertura do app para todos os ouvintes do Android.
Criar novas fontes de receita
Por causa do tempo de exibição único, os anúncios de abertura do app não prejudicam os ganhos dos outros formatos de anúncio do RadioFM, como os intersticiais e banners, e todos os ganhos são uma fonte de receita adicional. Com os anúncios de abertura do app, Sachdeva e a equipe tiveram um aumento de 13% no eCPM, enquanto a ARPDAU subiu 20%.
"Depois de ver o sucesso desse formato, iremos replicá-lo em outros apps", diz Sachdeva, que acrescenta que o próximo passo imediato é integrar os anúncios de abertura do app ao RadioFM para iOS. Logo depois, a equipe começará a implementá-lo nos outros apps da empresa.
Quanto às próximas ações da empresa, Sachdeva e a equipe estão trabalhando a todo vapor para adicionar podcasts para os ouvintes. "A rádio e os podcasts caminham lado a lado", diz ele. "Estamos bastante adiantados na inclusão deles."