Histórias de sucesso

GungHo implementa a AdMob para a nova estratégia de compras e anúncios no app

GungHo implementa a AdMob para a nova estratégia de compras e anúncios no app

Uma das desenvolvedoras de jogos mais respeitadas do Japão, aGungHo Online Entertainment busca oferecer experiências incríveis aos jogadores desde o lançamento do seu primeiro título em 2002. Puzzle and Dragons, um dos jogos para smartphones mais duradouros da empresa, usa apenas compras no app para monetização desde que foi lançado em 2012. A empresa monitorava tendências de anúncios em apps, mas tinha receio de testar por não saber como os anúncios poderiam afetar a experiência dos jogadores e a marca, duas prioridades da desenvolvedora.

Daisei Takenaka, gerente de estúdio do Puzzle and Dragons, foi notando uma mudança no setor referente às tendências de mercado: os anúncios em apps faziam parte do design e da experiência dos jogadores. Ele sentia que, com as posições e os designs certos de anúncios premiados, os jogadores do Puzzle and Dragons ficariam interessados na publicidade e nos incentivos.

Uma solução confiável para testar anúncios premiados no app

Daisei recorreu à Google AdMob e suas mais de 200 origens de demanda confiáveis para oferecer uma experiência de anúncio de alta qualidade aos jogadores. A equipe da GungHo conhecia os produtos do Google e confiava que ele era o parceiro certo para os experimentos de monetização híbrida com anúncios e compras no app. "O fato de o Google ter nos proposto isso foi muito importante", afirma Daisei. "Para trabalhar nesse projeto, queríamos um parceiro confiável."

A GungHo prioriza o engajamento dos usuários e cuida para que as mudanças façam os gamers continuarem jogando e retornando com frequência. "O mais importante é que nossos usuários continuem jogando por bastante tempo", coloca Daisei. "É óbvio que a lucratividade é fundamental para a empresa, mas a taxa de retenção de usuários e as métricas DAU e MAU são os fatores mais importantes."

Uma nova estratégia de monetização poderia afetar as métricas de engajamento, mas Daisei sabia que o estúdio desenvolveria uma integração natural de anúncios premiados no app assim como incentivos que seriam bem recebidos pela comunidade.

Começando com pouco antes de ampliar os testes

A abordagem da GungHo para testar anúncios premiados no app era começar com pouco e otimizar a estratégia antes de realizar experimentos no Japão, o maior mercado do Puzzle and Dragons. Em outubro de 2020, ela começou os testes de monetização híbrida com anúncios e compras na versão norte-americana do app, que tinha um número menor de usuários ativos por dia.

"A integração à AdMob foi eficiente e direta. Logo de cara, entendemos como a performance dos anúncios afetava nossos resultados comerciais", acrescenta Daisei.

O experimento foi realizado com 100% dos usuários do jogo. Para oferecer a melhor experiência possível, os jogadores tinham que passar por várias fases até ver um anúncio premiado. Os usuários podiam interagir com os anúncios em troca de recompensas que ajudavam no progresso, como aumento de fôlego ou mais espaço na caixa de monstros.

Para entender o impacto dos anúncios premiados nos usuários, a GungHo comparou as novas métricas de engajamento com insights anteriores do mercado norte-americano e analisou as diferenças entre gamers que interagiram com anúncios e aqueles que não interagiram. A GungHo também monitorou o feedback dos jogadores sobre os anúncios, principalmente daqueles que já jogavam há bastante tempo.

photo

A ênfase da GungHo em confiança é um dos principais motivos para termos uma parceria com o Google na monetização de anúncios.

Daisei Takenaka, Gerente de estúdio do Puzzle and Dragons, GungHo Online Entertainment

300% de aumento na receita de publicidade no maior mercado do app

A GungHo planejava fazer o teste por ao menos um mês, mas, em uma semana, Daisei tinha dados iniciais suficientes para convencer os líderes da empresa de que um modelo de monetização híbrida funcionaria no Puzzle and Dragons. Em fevereiro de 2021, a desenvolvedora integrou completamente os lances e a Mediação da AdMob à versão japonesa do jogo, que tinha o maior número de usuários ativos por dia. A equipe definiu uma meta alta de receita para o mercado maior e testou otimizar o local de exibição dos anúncios no app.

A empresa testou o modelo gacha, em que os jogadores recebem um item aleatório depois de assistir a um anúncio. Segundo Daisei, isso deu aos usuários tempo para se acostumarem com o conceito de anúncios premiados.

"Os usuários nos disseram que seria legal se os anúncios premiados oferecessem itens, e isso era exatamente o que planejávamos fazer no futuro", destaca Daisei. "Com a implementação do gacha, os clientes passaram a usar ainda mais o app."

Não demorou muito para a GungHo receber feedback dos usuários. Muitos gamers adoraram a nova experiência de anúncio, com alguns descrevendo a atualização como "agradável". Além disso, a equipe percebeu que os usuários que assistiram aos anúncios eram mais propensos a interagir com o jogo em longo prazo, beneficiando a retenção. O resultado: um aumento de 300% na receita de publicidade na versão japonesa do app Puzzle and Dragons em relação aos primeiros testes.

Daisei mencionou que a GungHo está considerando ampliar o modelo de monetização híbrida com anúncios e compras no app para os próximos jogos. "Quando penso no Puzzle and Dragons e nos futuros títulos, fico feliz por termos uma nova maneira de interagir com os usuários", explica Daisei.