Um dos apps mais famosos de controle financeiro do Japão, o Zaim ajuda os usuários a gerenciar facilmente comprovantes detalhados vinculando a conta bancária e os cartões de crédito deles, além de oferecer insights sobre a média de gastos separados por categoria, como alimentação e entretenimento. Em 2020, o editor decidiu fazer algumas alterações nas próprias finanças, já que a solução de publicidade que estavam usando não estava gerando uma experiência com alta qualidade em diversos tamanhos de tela. Depois de atualizar os banners normais da AdMob e da outra solução de monetização para um formato responsivo, o banner adaptativo da AdMob, a Zaim conseguiu um aumento de 48% no eCPM no Android em comparação com os anúncios da outra solução, e 27% no iOS em comparação com os banners não responsivos da AdMob. No Android, a taxa de cliques dos banners adaptativos foi 33% maior do que dos anúncios da solução original da Zaim.
Aumentar os ganhos provenientes do Android
A Zaim queria uma forma de melhorar a experiência do usuário, aumentar a lucratividade do app Android e impulsionar o fluxo de receita híbrido dos anúncios e das compras no app. O formato de anúncio que estavam usando não era responsivo em todos os tamanhos de tela, e a experiência do anúncio não era consistente em todos os dispositivos. Foi quando a solução da AdMob se tornou uma opção. O gerente de operações publicitárias da Zaim, Arai, entrou em contato com o Google para saber detalhes sobre os formatos de anúncio e oportunidades da AdMob. Arai gostou da responsividade dos banners adaptativos da AdMob, já que poderiam otimizar o app para diferentes tamanhos de tela e proporcionar uma experiência de anúncio mais consistente para os usuários do Zaim.
Fácil implementação com testes internos
A configuração foi simples e possibilitou fazer todas as atualizações necessárias do Zaim sem esgotar os recursos e processos existentes.
A primeira etapa foi trabalhar com o engenheiro responsável pela versão para Android para criar uma versão somente interna do app em que pudessem testar os anúncios, começando pelos banners da AdMob. Eles notaram uma melhoria de 17% em dispositivos Android em comparação com os anúncios de banner originais. Depois, começaram a testar os banners adaptativos com o lançamento de uma versão externa do app para executar um experimento algumas semanas depois.
Um mês depois de substituir os banners da AdMob por banners adaptativos, a empresa começou a notar um aumento ainda maior no eCPM. Quando o valor ultrapassou um aumento de 20%, a equipe sabia que era hora de implementar totalmente os banners adaptativos. E, com o decorrer do tempo, isso se converteu em um aumento significativo nos ganhos.
Aumento da receita nas plataformas
Desde o lançamento desse programa em 2020, as métricas de eCPM tanto no Android quanto no iOS dispararam. Depois de substituir o banner da AdMob por um banner adaptativo, a Zaim registrou um aumento de 48% no eCPM no Android, e de 27% no iOS. Além disso, a equipe conseguiu uma taxa de cliques 33% maior com o banner adaptativo da AdMob no Android em comparação com a solução de banner da outra plataforma. Esses resultados confirmaram a expectativa por resultados da Zaim de que os banners adaptativos forneceriam uma experiência melhor e que seriam bem recebidos pelos usuários. "Sentimos o impacto positivo do aumento nos ganhos", afirma Arai. "Em especial, a taxa de preenchimento está próxima a 100%, e estou confiante de que podemos oferecer um espaço publicitário sem desperdício."