Localizada em Bucareste, a Wave Studio é uma desenvolvedora de apps para dispositivos móveis que está se expandindo rapidamente. Em 2022, o Financial Times a reconheceu como a empresa de tecnologia que cresce mais rápido na Romênia. Desde 2016, mais de 185 milhões de usuários fizeram o download dos apps de personalização da empresa, incluindo o famoso Wave Live Wallpaper 3D.
Com a crescente popularidade do app mais recente, a empresa se voltou para a otimização da monetização da empresa. Ela queria manter os custos de aquisição de usuários sob controle e também atrair os usuários com maior probabilidade de interagir com os apps e anúncios dela. Além disso, a meta também era aumentar o valor da vida útil (LTV) do usuário médio.
Usando os produtos do Google, como a Configuração remota do Firebase, os anúncios nativos avançados da AdMob e o retorno do investimento em publicidade desejado (tROAS) para receita de publicidade, a Wave Studio estava prestes a atingir todas as metas dela e muito mais.
Equilíbrio entre custos de aquisição e valor da vida útil dos usuários
Fundada em 2014, a Wave Studio é uma editora e desenvolvedora de apps para dispositivos móveis em Android e iOS. Com foco nas categorias de ferramentas e personalização, o principal objetivo dela é disponibilizar aos consumidores várias opções de customização da interface de usuário dos dispositivos móveis.
Os fundadores Vlad Andries e Tiberiu Avramiuc começaram lançando alguns apps simples de temas para aplicativos de teclado lançados por outros estúdios. Ao perceber que todo o modelo de negócios dependia dos produtos de outros desenvolvedores, eles lançaram o Wave Keyboard, o primeiro app de teclado animado para Android, em 2016. No ano seguinte, lançaram o Wave Live Wallpapers. Em 2021, o estúdio foi um dos principais desenvolvedores na categoria de personalização do Android.
"Mudar dos teclados para os planos de fundo abriu novas oportunidades para a criação de campanhas interessantes e interativas voltadas à aquisição de usuários", coloca Andries. "Com uma boa estratégia de aquisição, percebemos que a única maneira de expandir ainda mais era otimizar e melhorar a monetização".
O modelo de negócios da Wave Studio tem como base a publicação de apps e a promoção deles na mídia paga. Trata-se de um modelo híbrido que se concentra muito na receita de publicidade. Cerca de 90% dos ganhos são de anúncios no app, e os outros 10% são de compras no app.
Andries conta que a empresa buscava uma abordagem mais escalonável e econômica para a aquisição de novos usuários. Além dessa meta, eles trabalharam para atrair os usuários com probabilidade de contribuir para uma receita de publicidade mais alta nos apps e ajudar a aumentar o valor da vida útil do usuário médio.
Testes A/B da Configuração remota do Firebase para otimizar monetização de anúncios
A primeira ação da Wave Studio foi usar a Configuração remota do Firebase do Google para realizar centenas de testes A/B em tudo, desde o formato do anúncio até a posição no app e o número de impressões por usuário. Ao usar o Firebase, a AdMob e o tROAS para receita de publicidade, a empresa conseguiu criar um novo modelo para expandir a aquisição de usuários e manter uma receita de publicidade saudável com base no LTV do usuário.
"Após executar centenas de testes A/B, conseguimos aumentar o LTV dos usuários dos apps em mais de 250%", afirma Andries.
O sucesso do estúdio veio após os testes com diferentes cenários de monetização e a combinação de todos os tipos de formatos do anúncio. A introdução dos anúncios nativos avançados da AdMob foi um divisor de águas para a Wave Studio. Andries explica que, atualmente, mais de 50% da receita do estúdio é proveniente desse formato.
O tROAS para receita de publicidade oferece visibilidade sobre LTV dos usuários adquiridos
Andries reconhece que o maior desafio que os desenvolvedores de apps enfrentam é calcular com precisão o LTV de usuários monetizados com anúncios. Sem saber quanto um usuário gastava em compras no app ou gerava ao interagir com anúncios, a Wave Studios não tinha os dados para otimizar os lances de CPI (custo por instalação) e adquirir novos usuários.
A equipe do Google informou à empresa que era possível acompanhar a receita no nível da impressão com o tROAS. Andries revela que ele esperava há muito tempo por uma inovação como essa.
"Com o tROAS, é possível lidar com as receitas de anúncio no app e de compra no app da mesma maneira", afirma. "Você pode atribuir a receita a determinado usuário ao longo do ciclo de vida dele no app."
Andries conta que, antes de implementar o tROAS, a estratégia de aquisição de usuários do estúdio baseava-se em dados quantitativos, definindo um CPI igual para todos os usuários na mesma localização geográfica, o que limitava significativamente o volume. A mudança para os lances de tROAS foi um divisor de águas. Andries explica que, como alguns usuários específicos geram mais receita do que o usuário médio, vale a pena pagar mais por eles. Com o tROAS, a Wave Studio conseguiu segmentar usuários de alto valor que antes estavam fora de alcance.
"De repente, você pode se concentrar menos no CPI que você quer pagar e mais no ROI que o usuário pode proporcionar", destaca o empresário. "A aquisição de um usuário pode custar US$ 1,50, mas se esse usuário gerar US$ 2, você se dispõe a pagar por isso."
Dois milhões de novas instalações mensais e aumento de 30% na receita de publicidade
Depois que a Wave Studio implementou o tROAS em setembro de 2021, os resultados foram sentidos na hora. No primeiro trimestre de 2022, Andries aponta que a empresa observou um aumento de mais de 30% na receita de publicidade total.
"Com o tROAS, conseguimos adquirir de 1,5 a 2 milhões de novos usuários adicionais e, ao mesmo tempo, manter uma lucratividade saudável", explica.
Ele acrescenta que as campanhas de aquisição de usuários com base em um CPI fixo estavam limitadas em termos de escalonabilidade. Com o tROAS, a Wave Studio está expandindo mais rapidamente e gerando mais receita de publicidade total.
O foco atual da empresa é melhorar a experiência no app para impulsionar a retenção de usuários. Por exemplo, a empresa desenvolveu uma nova ferramenta para os usuários criarem seus próprios planos de fundo. Ela também está tentando atrair artistas conhecidos para a elaboração de novos designs.
"Queremos aumentar o engajamento de longo prazo no app", afirma Andries. "Estamos buscando criar uma rede social de pequena escala voltada para planos de fundo. Não queremos ser apenas um diretório de planos de fundo interativos, mas sim um meio integrado para os usuários consumirem e compartilharem arte digital."