A desenvolvedora de jogos sul coreanaRisingWings inicia todos os projetos com uma perspectiva global, garantindo entretenimento para jogadores de todo o mundo. Os sete títulos produzidos são jogos casuais de várias categorias, de esportes a estratégicos. Todos eles combinam compras no app e anúncios, e os anúncios somam de 20% a 30% da receita total da RisingWings. Em 2021, a empresa não sabia se a plataforma que estavam usando para mediação estava maximizando a receita média por usuário ativo diário (ARPDAU). Para ter um comparativo de mercado e ver se a plataforma de monetização atual era eficaz, eles realizaram um experimento com a AdMob. Depois de testar a mediação e a solução de lances da AdMob, eles descobriram que poderiam aumentar a ARPDAU em 8,7% e reduzir pela metade o tempo gasto com o gerenciamento da monetização de anúncios.
Análise dos comparativos de mercado de monetização
A RisingWings já havia sofrido com a limitação de recursos internos impedindo-os de explorar outras plataformas de mediação. O foco da empresa estava principalmente no desenvolvimento e ajustes dos jogos, e não havia uma linha de base confiável para a receita e publicidade. Ao mesmo tempo, a RisingWings estava enfrentando problemas com a plataforma que estavam usando. Os dados do painel apresentavam algumas divergências entre os valores informados e os pagamentos recebidos, além de questões de latência. Ao usar o painel, a equipe achou difícil avaliar os ganhos por formato de anúncio.
Em função desses desafios, a RisingWings decidiu experimentar a AdMob. A meta era ver se conseguiriam melhorar a ARPDAU e os relatórios, além de reduzir a carga de trabalho com uma solução mais eficiente.
Teste A/B global com o Firebase
A RisingWings estava usando a AdMob desde 2018 como uma origem de demanda, por isso, já conheciam a plataforma. Eles fizeram um teste para comparar a solução existente e a plataforma de mediação da AdMob, que haviam escolhido como solução de lances em tempo real. Com a ajuda do Google, a equipe preparou um experimento usando a Configuração remota do Firebase e os recursos do Teste A/B.
A equipe da RisingWings escolheu usar no experimento o jogo mais famoso com um público global de 600 mil usuários ativos por mês, o Golf King World Tour. Durante 21 dias do mês de fevereiro de 2021, eles mantiveram metade dos usuários globais na plataforma de mediação que estavam utilizando e migraram a outra metade para a AdMob com a Configuração remota do Firebase. "No Firebase, é relativamente fácil e simples configurar esses testes", disse Woo Byung Chae, gerente de projetos do Golf King. Durante todo o experimento, a equipe se concentrou em medir qualquer mudança na receita de publicidade e na retenção.
Relatórios otimizados e aumento na receita
Com a AdMob, a RisingWings conseguiu um aumento de 8,7% na ARPDAU sem prejudicar a retenção. Mas o aumento da receita era apenas o começo. A equipe agora tinha acesso a insights úteis, e os relatórios se tornaram estáveis, previsíveis e precisos. Eles conseguiram ainda ver os ganhos detalhados por formato de anúncio. Os esforços operacionais diminuíram, reduzindo em 50% o tempo e os recursos alocados para o gerenciamento de anúncios.
Depois desses resultados, a RisingWings aumentou a participação de anúncios da AdMob. Segundo Woo Byung, "se não tivéssemos feito esse experimento, ainda não saberíamos qual seria o impacto de mudar de plataforma, e todos os esforços e opções de otimização ficariam bastante limitados com a plataforma que estávamos usando." Hoje o Golf King usa a solução de lances da AdMob e o Firebase nas versões para iOS e Android.
Quando se trata de adotar novos recursos e fazer melhorias, a RisingWings não perde tempo. A equipe está usando a Configuração remota do Firebase e os recursos do Teste A/B para otimizar a experiência de jogo e definir as melhores personalizações para a loja. A empresa também está trabalhando com os painéis do Data Studio e planeja usar o recurso de públicos-alvo da AdMob para segmentar ainda mais os usuários, criando uma experiência ainda mais personalizada.