Guia

Anúncios premiados: uma vitória para os usuários, desenvolvedores e anunciantes

Anúncios premiados: uma vitória para os usuários, desenvolvedores e anunciantes

O que é um anúncio premiado? Tenha uma visão geral do vídeo premiado e outros formatos

Os anúncios premiados oferecem uma oportunidade para os usuários assistirem a um vídeo ou interagirem com um anúncio jogável em troca de uma recompensa no app.

Por exemplo, os usuários podem "morrer" ao chegar em um ponto importante no jogo. Eles ficam desapontados por não concluir o nível porque gostariam de continuar jogando, em vez de começar tudo de novo. Em cada "funil" de anúncio premiado, há quatro eventos principais que podem ocorrer:

  • Solicitação de anúncio, quando o usuário recebe a opção de ver um anúncio para receber uma recompensa.

  • Aceitação, quando ele opta por assistir ao anúncio.

  • Recompensa do anúncio, quando o usuário visualiza o anúncio e recebe um prêmio, como uma "vida" extra ou poderes especiais.

  • Uso do item, quando ele utiliza a recompensa e consegue continuar do ponto onde parou.

Como os usuários querem continuar jogando, muitas vezes eles completam o funil.

Por que usar anúncios em vídeo premiados?

Como o mercado de jogos para dispositivos móveis está cada vez mais competitivo, os desenvolvedores precisam se concentrar no engajamento e na retenção. Sendo assim, é essencial encontrar o equilíbrio certo entre monetização e experiência do usuário. Os anúncios premiados se tornaram uma das maneiras mais utilizadas de alcançar esse equilíbrio: no último ano, o número de apps que usam esse tipo de anúncio da AdMob quadruplicou.1

Uma vitória para os usuários: os anúncios premiados melhoram a experiência no app gratuitamente

Os usuários gostam dos anúncios premiados porque, em vez de pagar com dinheiro, eles podem usar tempo como pagamento para conseguir itens que os ajudarão a continuar jogando, progredir com mais rapidez ou adquirir itens pagos. Além disso, esse formato coloca o usuário no controle da experiência do anúncio, já que oferece a opção de interagir com anúncios. A estrutura de aceitação faz com que a integração de anúncios premiados seja segura, sem risco de prejudicar a experiência do usuário. De acordo com estudos internos do Google, 50% das pessoas relataram que ficariam menos satisfeitos com os apps se os anúncios premiados fossem removidos.2

Uma vitória para os desenvolvedores: os anúncios premiados melhoram a receita e o engajamento do usuário

Os desenvolvedores gostam de anúncios premiados porque eles aumentam a receita e mantêm os usuários interessados. Esse formatos foram criados para gerar receita com pessoas que não gastavam dinheiro, sem prejudicar a experiência básica do app. Eles costumam ter um custo por mil impressões (CPM) muito alto devido às taxas incomparáveis de engajamento e conclusão de vídeo. Além disso, os anúncios premiados geralmente aumentam a retenção de usuários, já que eles são incentivados a passar mais tempo no app, graças às recompensas. Por fim, esse formato oferece uma ótima oportunidade de implementar um modelo de monetização híbrida com compras no aplicativo (IAPs). Cada vez mais jogos que lucram com IAPs estão implementando anúncios premiados como um complemento. As recompensas podem servir como uma apresentação dos recursos premium. Assim, além de jogarem por mais tempo, mais usuários podem se tornar consumidores pagantes.

Uma vitória para os anunciantes: os anúncios premiados geram impressões valiosas

Os anunciantes gostam dos anúncios premiados porque eles recebem um engajamento maior do que com qualquer outro formato de anúncio, resultando em um retorno do investimento em publicidade (ROAS) maior. Os usuários podem aceitar os anúncios e geralmente assistem até o fim pelas recompensas. Como resultado, os anunciantes de alto desempenho têm taxas de conversão mais altas, e os anunciantes de marca conseguem reconhecimento e recall maiores.

Como os anúncios premiados geram resultados?

Os desenvolvedores que usam anúncios premiados percebem um impacto positivo na receita e no engajamento do usuário. Continue lendo para saber como os anúncios premiados são valiosos para desenvolvedores como você.

Aumento na receita de publicidade

A NoSixFive, uma empresa de jogos sediada em Sofia, na Bulgária, desenvolveu o jogo Jump Drive pensando na experiência de anúncios premiados. Os lucros dos apps existentes eram provenientes de anúncios intersticiais e de banner, mas a empresa queria testar anúncios premiados. No começo, a NoSixFive tinha escolhido a AdMob devido às altas taxas de preenchimento e à experiência satisfatória para os usuários.

O jogo de sobrevivência semi-infinito Jump Drive era a oportunidade perfeita para implementar anúncios premiados do zero. Os jogadores coletam células de energia e podem armazená-las durante todo o jogo. As células desbloqueiam navios e outros níveis. A NoSixFive decidiu oferecer aos jogadores a opção de duplicar ou triplicar a quantidade de células coletadas durante a corrida assistindo a um anúncio premiado. Com isso, os jogadores conseguiam resultados ainda melhores. A implementação de anúncios premiados gerou eCPMs maiores, um excelente engajamento de usuários e comentários positivos no Google Play e na Apple App Store.

Maior receita com IAPs

Usar anúncios premiados é uma ótima maneira de incentivar os usuários a fazer compras no aplicativo. A desenvolvedora chinesa Avid.ly queria gerar um novo fluxo de receita para complementar os lucros da pequena porcentagem de jogadores que compram produtos e softwares digitais. Ela decidiu trabalhar com a AdMob para testar anúncios premiados, mas com receio de prejudicar a receita de IAPs.

Depois de implementar os anúncios premiados em um dos jogos, a Avid.ly notou o efeito oposto. Os usuários compraram itens no aplicativo com 18% mais frequência e passaram 20% mais tempo no jogo. A receita total do app também aumentou em 40%. Esses resultados fizeram a Avid.ly implementar anúncios premiados nos mais de 50 apps de jogos que ela oferece. Cada vez mais desenvolvedores estão comprovando o sucesso do modelo híbrido de anúncios premiados e IAPs.

Impacto positivo no engajamento e na retenção do usuário

Os apps que utilizam anúncios premiados tiveram aumentos na duração da sessão e na retenção de usuários. A CookApps, uma empresa global de jogos fundada na Coreia do Sul tinha 80 milhões de jogadores na América de Norte e na Europa em 2016.

A empresa usava as IAPs como principal fluxo de receita, mas aumentos nos custos do usuário e uma diminuição no tráfego orgânico proveniente de redes sociais fez com que ela buscasse maneiras de aumentar a receita. Em maio de 2017, após começar a usar os anúncios em vídeo premiados que ofereciam vidas extras aos usuários, a CookApps notou um aumento de 16% na duração da sessão em um dos apps. Ainda naquele ano, a empresa realizou testes A/B com canais de anúncio para melhorar as taxas de aceitação. Os testes mostraram que seria possível aumentar a visibilidade dos anúncios premiados se eles fossem exibidos logo depois que os usuários utilizassem a última vida. A duração da sessão aumentou em 211%.

Com a otimização da análise do funil de anúncios premiados, a CookApps conseguiu aumentar o engajamento do usuário. A equipe decidiu exibir anúncios premiados para jogadores pagantes e não pagantes, acreditando que o maior tempo de uso poderia gerar mais compras no aplicativo. Quando os usuários têm experiências envolventes e interessantes com anúncios premiados, a afinidade pelo app aumenta e eles retornam várias vezes.

Pronto para começar a usar anúncios premiados? Caso seu app tenha mais de 100.000 downloads, você tem direito a uma consultoria grátis. Solicite agora mesmo.

  1. Dados globais do Google Ads, iOS/Android, abril de 2017 a janeiro de 2018
  2. Dados globais do Google Play, janeiro de 2017 em comparação com janeiro de 2018. Anúncios declarados pelo desenvolvedor e sinalizadores de IAPs utilizados da Google Play Store.