O que são os anúncios nativos?
Com os anúncios nativos, você pode personalizar a aparência dos anúncios exibidos no seu aplicativo. É possível criar anúncios do zero, definindo a aparência, localização e como eles funcionam dentro do design do app.
Por que usar anúncios nativos?
Ao criar designs personalizados com os anúncios nativos, é possível melhorar as experiências do usuário no aplicativo e aumentar seus ganhos gerais. Considere usar esses anúncios se quiser oferecer uma experiência melhor, gerar mais receita em longo prazo ou ambos, e se tiver interesse em criar os próprios anúncios para alcançar essas metas.
Vantagens dos anúncios nativos
- Em geral, eles têm uma aparência mais natural no seu aplicativo.
- Estudos mostraram que os anúncios nativos incomodam menos os usuários do que os banners, além de oferecerem uma experiência mais consistente.1
- Você tem mais flexibilidade na integração dos anúncios nativos no seu aplicativo, ao contrário de outros formatos.
O que isso significa para você
Com os anúncios nativos, é possível criar uma experiência simples e natural para conseguir exibir mais anúncios e manter seus usuários interessados. Isso pode ajudar você a maximizar a receita de anúncio em longo prazo.
Práticas recomendadas para anúncios nativos
Ao pensar em anúncios nativos, lembre-se de que o desempenho está diretamente relacionado à posição e à aparência do anúncio, que são recursos que você pode controlar. Um design cuidadoso e atenção aos detalhes são essenciais para conseguir o melhor desempenho.
No Manual de anúncios nativos, mostramos práticas recomendadas, exemplos, recomendações e recursos para ajudar você a ter sucesso com esse formato. Continue lendo para saber mais.
A flexibilidade dos anúncios nativos faz com que eles sejam uma ótima opção para vários tipos de aplicativo. Quando se trata de implementar uma estratégia bem-sucedida, o mais importante é considerar o design e o posicionamento do anúncio. Um anúncio nativo de qualidade sempre se adapta naturalmente ao design do app e não atrapalha a experiência do usuário.
Práticas recomendadas para o design de um anúncio nativo
Embora seja possível personalizar o design de anúncios nativos da maneira que você preferir, veja abaixo algumas regras básicas ao escolher a aparência deles:
1. Combine o design do anúncio à aparência do conteúdo do aplicativo. Alinhe elementos e use fontes, cores e estilos parecidos. Evite esticar ou cortar os recursos dos anunciantes.
O anúncio de amostra abaixo utiliza paleta de cores, estilo de botão, fonte e tamanho semelhantes ao campo acima dele, criando uma experiência visual consistente.
2. Indique os anúncios com clareza. Sempre inclua o selo "Anúncio" e o ícone "Opções de anúncios", além de seguir as políticas de anúncios nativos. Diferencie o anúncio com elementos visuais sutis, como elevação ou sombras projetadas.
O anúncio de amostra abaixo inclui o selo de anúncio, avaliações com estrelas e uma call-to-action grande, o que o distingue claramente de outros componentes, que não são anúncios, no aplicativo.
3. O conteúdo do anúncio precisa ser detectável e acionável. Se o conteúdo do aplicativo permitir, considere usar um layout amplo para deixar o anúncio mais perceptível. Para gerar interações, sempre inclua uma call-to-action óbvia, como "Instale", "Compre agora", "Comece já" ou "Saiba mais".
O anúncio de amostra abaixo aproveita o tempo de carregamento do aplicativo, tem um layout maior e uma call-to-action clara, criando uma experiência envolvente, mas discreta.
Práticas recomendadas para posicionamento do anúncio nativo
O posicionamento é fundamental para o sucesso da sua estratégia de anúncios nativos. Veja abaixo as principais diretrizes que ajudarão você a decidir onde colocar os anúncios:
1. Faça com que o anúncio seja um componente natural do aplicativo. Adapte-o ao conteúdo e design, mantendo a característica dele. Não surpreenda os usuários com o anúncio.
O anúncio de amostra abaixo está posicionado no feed do app, mas é distinguível do conteúdo. Quando o usuário percorrer uma lista de restaurantes, ele verá um anúncio que se encaixa no fluxo do aplicativo com conteúdo relevante.
2. Evite interrupções. Seus anúncios não podem atrapalhar a atividade dos usuários no aplicativo. Eles precisam saber quando o conteúdo do app termina e o anúncio começa.
O anúncio de amostra abaixo aparece quando o usuário está escrevendo uma legenda, mas não impede que ele termine a ação. O usuário ainda consegue fazer isso enquanto visualiza o anúncio abaixo. O conteúdo também é facilmente distinguível daquele que está no aplicativo.
3. Conheça a jornada do seu usuário. Pense no que ele faz antes, durante e depois de interagir com o anúncio. Os usuários precisam ver o anúncio quando estiverem considerando o conteúdo na tela, não quando estiverem tentando acessar outro recurso.
Práticas recomendadas para implementação do anúncio nativo
Quando estiver tudo pronto para implementar os anúncios nativos, siga as práticas recomendadas abaixo com recursos que ajudarão você a otimizar os resultados:
Teste seus anúncios. Use vários designs e compare-os. Esses designs têm um desempenho diferente em cada aplicativo, categoria ou região. Para encontrar os anúncios com melhor desempenho e que também sejam interessantes, utilize o Firebase e faça testes A/B em diversos designs.
Consulte as políticas de anúncios nativos e verifique se os anúncios estão em conformidade. Essas diretrizes ajudam você a criar anúncios que resultam em experiências positivas ao usuário e ao anunciante.
Crie um plano pós-implementação. Acompanhe o desempenho dos anúncios nativos depois que eles já estiverem ativos no aplicativo. Esse plano pode incluir quando e como você avaliará o desempenho e o posicionamento do anúncio usando relatórios da AdMob, bem como uma programação de atualizações.
Anúncios de amostra
Inspire-se. Veja como outras empresas implementaram os anúncios nativos nos aplicativos.
Recursos de implementação
Veja abaixo uma lista de recursos úteis.
- Documentação do desenvolvedor: como preparar seu aplicativo para receber anúncios nativos – Android | iOS
- Documentação do desenvolvedor: como criar anúncios nativos usando modelos nativos – Android | iOS
- Documentação do desenvolvedor: como criar anúncios nativos do zero (avançado) – Android | iOS
- Documentação do desenvolvedor: como fazer um teste A/B nos anúncios usando o Firebase (veja também: Como integrar o Firebase – Android | iOS)
- Central de Ajuda da AdMob: políticas e diretrizes de anúncios nativos
Vamos criar um anúncio nativo?
Se você quer uma maneira fácil de começar, confira os modelos nativos para Android ou iOS. Eles têm todos os códigos necessários para criar um anúncio nativo simples. Você pode usá-los sem fazer alterações ou personalizar para que combinem melhor com a aparência do seu aplicativo.
Se você já usou anúncios nativos antes ou quer começar do zero, acesse a documentação relevante (Android, iOS).
1. Estudo interno do Google, 2017