Histórias de sucesso

MegaJogos triplica receita de publicidade com lances da AdMob e Configuração remota do Firebase

MegaJogos triplica receita de publicidade com lances da AdMob e Configuração remota do Firebase

Um dos maiores portais de jogos de cartas e tabuleiro on-line do mundo, o MegaJogos, sediado no Brasil, cria jogos casuais desde 2002. Ele era originalmente um programa de computador com jogos de cartas clássicos multijogador, como canastra, espadas e copas, e jogos de tabuleiro, como dominó. Em 2012, a empresa lançou o app para dispositivos móveis MegaJogos com muitos dos jogos de cartas e tabuleiro que havia no programa de computador, lançando posteriormente uma série de apps independentes para os jogos mais famosos.

Ao longo do tempo, o estúdio percebeu que um número maior do que o esperado de novos usuários dos apps de jogo parava de jogar depois de esgotar as 35 moedas gratuitas que eles recebiam por instalar o app e concluir o registro. Gustavo Rupp, gerente de desenvolvimento, questionou se haveria menos desligamento de usuários, ou seja, menos jogadores abandonando o jogo, se o estúdio aumentasse o número de moedas. Sendo assim, seria possível testar e validar o número ideal de moedas para reduzir o desligamento, manter uma experiência de qualidade para o usuário e aumentar a receita?

Por meio de uma série de experimentos usando a Configuração remota do Firebase, a equipe descobriu o número ideal de moedas para reduzir o desligamento de novos usuários sem afetar de forma negativa a receita de compras e anúncios no app.

Em 2020, depois de se informar melhor sobre os lances da AdMob, a equipe de crescimento do MegaJogos decidiu testá-los como uma solução para ajudar a melhorar a receita de publicidade e economizar tempo no gerenciamento diário de anúncios. Depois de adotar os anúncios premiados e integrar os lances nos apps mais famosos, o MegaJogos teve um aumento na receita de publicidade de mais de 300%. Com isso, foi possível se concentrar no desenvolvimento de novos apps e expandir para novos mercados.

Como melhorar a retenção de novos usuários

Em 2012, a desenvolvedora brasileira MegaJogos, conhecida como GameVelvet nos países de língua inglesa, lançou um app para dispositivos móveis no Android e no iOS, gerando receita das compras e dos anúncios no app. Ela oferece aos jogadores a possibilidade de competir entre si em diversos jogos clássicos de cartas e tabuleiro, incluindo truco e dominó. Conforme a popularidade do app aumentou, o estúdio descobriu uma alta demanda por jogos individuais e já lançou mais de 30 apps desse tipo que geram receita principalmente com os anúncios no app.

"Começamos com os jogos mais conhecidos aqui no Brasil", explica Rupp, responsável pela aquisição de usuários pagantes e pela receita de publicidade. "Em seguida, adicionamos mais jogos de cartas de outras partes do mundo. Hoje, nossos jogos estão disponíveis em cinco idiomas."

A equipe da MegaJogos prioriza o design dos jogos e a experiência do usuário em cada app do portfólio dela. Rupp conta que uma análise de dados de usuários indicou que o número de novos usuários que retornavam após a primeira sessão era menor do que o dos apps de jogos semelhantes. Ele queria entender melhor e validar por que esses usuários não estavam retornando com a frequência esperada após instalar e interagir com o app no dia um (D1).

Configuração remota do Firebase para soluções de teste A/B

A hipótese levantada pela equipe de experiência do usuário da MegaJogos foi que o problema poderia estar no número de moedas no jogo que um novo usuário recebe como recompensa pelo registro. Usando o Google Analytics para Firebase, eles descobriram que os jogadores recém-registrados estavam abandonando o app quando se esgotavam as 35 moedas iniciais.

A equipe da MegaJogos usa a Configuração remota do Firebase desde 2018. Ela consegue configurar quase tudo dentro dos apps e já executou mais de 90 testes A/B até hoje. Foi fácil configurar e realizar uma série de experimentos para analisar a performance da recompensa de 35 moedas em comparação com outras quantias. O objetivo era determinar o número ideal de moedas necessárias para incentivar os novos usuários a se manterem engajados com os apps, melhorando a retenção e os ganhos gerais com anúncios.

Quando estava decidindo se daria aos usuários 35, 100 ou 200 moedas no app MegaJogos, Rupp concluiu que 100 moedas era a quantia certa para melhorar a taxa de retenção sem afetar negativamente a receita de compras no app. No entanto, foi com 200 moedas que o estúdio conseguiu equilibrar a taxa de retenção e a receita de compras e anúncios no app. Rupp questionou se conseguiria confirmar essas descobertas no jogo de dominó e outros apps independentes do estúdio. Houve certa variação com outros apps, mas todos demonstraram melhorias na retenção e na receita com o aumento significativo no número de moedas que os usuários recebiam pelo registro.

"Não poderíamos estar mais satisfeitos com os resultados", celebra Rupp. "Continuamos usando o Firebase para refinar nosso processo. Agora, estamos executando cerca de 20 testes A/B diferentes."

photo

O Google é extremamente importante para nossos negócios. Nós temos ele como um parceiro de confiança.

Gustavo Rupp, Gerente de desenvolvimento, MegaJogos

Anúncios premiados e lances da AdMob ajudaram a triplicar a receita de publicidade e a economizar tempo

A equipe da MegaJogos voltou a atenção para a monetização de anúncios. Ela usava a mediação em hierarquia há muitos anos, mas estava aberta para novas soluções. Em 2020, Rupp decidiu testar os lances da AdMob após saber mais sobre o leilão em tempo real para mais de 200 origens de demanda. Depois de adotar os lances, ele testou os anúncios premiados, as posições do anúncio e os incentivos com moedas em três dos apps da MegaJogos. Depois de apenas um mês, observou um aumento de 40% na receita de publicidade.

Rupp diz ser fã dos lances da AdMob. Nos últimos dois anos, a AdMob ajudou o estúdio a aumentar a receita de publicidade em mais de 300%. O gerente de desenvolvimento afirma que foi muito de fácil configurar e manter, em comparação com a mediação em hierarquia, o que economizou o tempo e os recursos da empresa em gerenciamento de anúncios.

"O Google é extremamente importante para nossos negócios", frisa. "Nós temos ele como um parceiro de confiança. Por causa disso, estamos bastante abertos para ajudá-lo a testar e aprimorar novos produtos e recursos."