Fundada em 1994, a JOYCITY é um dos estúdios de jogos mais conhecidos da Coreia do Sul. Ela foi pioneira em jogos de esportes on-line, incluindo a série "Freestyle: Street Basketball", até começar a desenvolver apps de jogos para dispositivos móveis em 2011. Desde então, o foco tem sido em títulos de estratégia famosos como "Pirates of the Caribbean: Tides of War" e "Gunship Battle: Total Warfare". Hoje, a JOYCITY tem mais de 500 mil usuários ativos por dia (DAU) em todos os apps de jogos em tempo real.
Até 2016, o estúdio usava apenas as compras no app para gerar receita e, por isso, eles queriam adotar outras maneiras de diversificar os ganhos. A empresa fez testes com anúncios, mas na época não encontrou o equilíbrio ideal entre performance do formato do anúncio e experiência de qualidade para o usuário. No geral, as compras no app representavam mais de 95% da receita total.
Em 2020, a JOYCITY decidiu reavaliar a estratégia de monetização híbrida quando a receita das compras no app começaram a cair em alguns mercados. O estúdio viu um número cada vez maior de desenvolvedores usar anúncios premiados combinados a compras no app em jogos de estratégia. Para fazer o mesmo, a JOYCITY precisava de uma solução simples que sua pequena equipe pudesse controlar com facilidade, evitando interrupções nos negócios de compras no app, que era o foco central.
Priorizando a facilidade de implementação, a JOYCITY decidiu adotar a AdMob e integrá-la aos dois principais títulos dela. Após adicionar os lances em 2021, a JOYCITY aumentou a receita de publicidade em mais de 200% em um ano e melhorou a retenção de usuários não pagantes em 30% nos principais mercados. Os anúncios no app agora representam 10% da receita total da JOYCITY. Com esse sucesso, a empresa incluiu dois membros em tempo integral na equipe para gerenciar os negócios de anúncios e pretende integrar anúncios e compras no app nos próximos títulos.
Equilíbrio entre jogos com compras no app e anúncios no app
Mesmo com sucesso mundial em 2019, a JOYCITY estava buscando maneiras de diversificar a receita, além de melhorar a retenção e o valor da vida útil (LTV) de usuários não pagantes. Ela acreditava que os anúncios no app poderiam ser uma solução, mas não tinha certeza se eles afetariam negativamente a experiência dos jogadores. Quando conduziu experimentos com formatos de anúncios, a equipe se deparou com alguns problemas de desempenho e decidiu continuar se concentrando nas ofertas e na estratégia de compras no app.
Criação de novo fluxo de receita
Em 2020, a JOYCITY começou a notar que, em alguns mercados, havia uma queda na receita de compras no app em dois dos títulos mais famosos. Ela chegou à conclusão de que a faixa de preço de muitos itens no jogo nesses mercados excedia o que os jogadores estavam dispostos a gastar. Sujin Kim, líder da equipe de marketing, estava prestes a dar mais uma chance aos anúncios no app. Kim estava confiante de que, com os formatos e as posições certas dos anúncios no jogo, a JOYCITY poderia criar um novo fluxo de receita e reter usuários não pagantes, tudo sem afetar os ganhos com compras no app nem diminuir a qualidade da experiência de jogo.
Após pesquisar as opções de plataforma, a JOYCITY decidiu estabelecer uma parceria com a AdMob. A plataforma do Google era, de longe, a mais fácil de integrar, e a interface de usuário dela era a mais intuitiva. O estúdio estava ansioso para experimentar os lances de anúncios premiados e outros recursos, como o Ad Inspector, usado para testar o status de veiculação do anúncio da rede de terceiros em tempo real, sem precisar de ajuda da equipe de desenvolvimento.
"Nossa maior consideração ao escolher a AdMob foi a facilidade de implementação", conta Junki Min, gerente de monetização de anúncios. "Como a maior parte da nossa receita vem de compras no app, precisávamos de uma solução de anúncios que exigisse recursos mínimos de configuração. A AdMob acabou se tornando a solução certa para nós."
Lances dobram receita de anúncios no app e melhoram retenção
Depois de adotar a AdMob e uma estratégia de anúncios híbridos em 2020, a JOYCITY criou um novo fluxo de renda em que a receita de publicidade aumentou de 5% para 10% dos ganhos totais. Ao adicionar os lances em 2021, ela dobrou a receita de anúncios no app.
"Essa é uma receita totalmente nova", destaca Junki Min. "Vai além do que vimos com as compras no app."
Os anúncios premiados provaram ser um formato de alta performance entre usuários pagantes e não pagantes. De acordo com a JOYCITY, os usuários que assistiram aos anúncios premiados dobraram a taxa de retenção no dia 1, dia 7 e dia 30 em comparação com os usuários que não assistiram. Os usuários pagantes que assistiram aos anúncios premiados tiveram o maior aumento na taxa de retenção: até 53% no dia 30. Os usuários não pagantes tiveram um aumento de 12% na taxa de retenção no dia 30.
A JOYCITY chegou à conclusão que os anúncios no app afetaram o LTV de maneira positiva, principalmente entre novos usuários. Para esse grupo, os anúncios representaram 20% do LTV após 14 dias. Os insights de dados revelaram que, sem a receita de publicidade no app, 20% a 40% do LTV do usuário após 14 dias seria igual a zero.
A equipe também encontrou uma forte correlação entre anúncios e engajamento do usuário. Em média, os novos jogadores que assistiram aos anúncios premiados concluíram os níveis iniciais dos jogos três dias mais rapidamente do que os jogadores que não assistiram.
A JOYCITY conta que a estratégia híbrida de anúncios e compras no app se tornou parte integrante do modelo de negócios. Antes de 2020, a empresa tinha uma pessoa trabalhando meio período nos anúncios no app. Agora, há dois cargos de tempo integral, além dos profissionais dedicados aos negócios de compras no app.
"Os anúncios no app são um excelente fluxo de receita nova", afirma Sujin Kim. "É muito difícil encontrar uma maneira de melhorar a retenção de usuários nos jogos, e os anúncios premiados são uma ótima forma de fazer isso."