A Audify é uma empresa com sede na Índia responsável pelo desenvolvimento de três apps de música e áudio, que cresceu significativamente na aquisição de usuários no ano passado. Ao se concentrar em formas de aumentar a receita de publicidade no app, eles tinham receio de adicionar e testar novos SDKs de redes de publicidade e acabar prejudicando a experiência do usuário com o uso da memória. Em 2020, a Audify descobriu a solução dos lances da AdMob, que deu a eles acesso a mais redes de publicidade sem precisar implementar outros SDKs e sem interferir na qualidade da experiência do usuário. Depois de testar a solução de lances e uma variedade de formatos de anúncio, a Audify descobriu uma excelente solução para os apps que gerou receita incremental, aumentando os ganhos totais em 15% sem comprometer a experiência do usuário.
Gerar mais receita sem aumentar o tamanho do app
Além disso, para um modelo fixo de assinatura, a estratégia de monetização híbrida da Audify incluiu compras no app (IAP) e anúncios. Para gerar uma receita maior, eles decidiram testar novas redes de publicidade, o que gerou mais oportunidades de experimentação do que assinaturas e IAPs. No entanto, a empresa sabia que cada SDK adicionado aumentaria o tamanho dos apps e prejudicaria a experiência do usuário reduzindo a retenção e as taxas de download. Com base em resultados anteriores, a equipe tinha uma expectativa alta e queria usar apenas SDKs estáveis e confiáveis. Durante esse período, eles estavam usando a AdMob e outras duas redes de publicidade.
Ashish Patel, CEO da Audify, ficou sabendo da solução de lances da AdMob e gostou dela por possibilitar a competição em tempo real. Patel acreditou que poderia aumentar a receita sem assumir o risco de adicionar novos SDKs. "Tínhamos interesse na solução e queríamos implementá-la logo", lembra Ashish.
Teste A/B em diferentes formatos de anúncio e países
A familiaridade da Audify com os apps Android e os produtos do Google foi muito útil para ajudar a configurar a solução de lances. "A integração é consistente e fácil", explica Ashish.
A Audify integrou os lances nos três apps que haviam desenvolvido. Depois, a empresa usou os recursos do Teste A/B do Firebase para medir o impacto dos diferentes formatos na retenção de usuários. Foram usados vários formatos de anúncio como banner, intersticial e de abertura do app. Ashish e sua equipe leram todas as avaliações na Google Play Store durante a experiência e ficaram de olho nos resultados do Firebase. Ele afirma que a equipe aplica continuamente o Teste A/B em novos recursos principalmente para entender o equilíbrio entre os ganhos e a retenção de usuários. "Estamos sempre analisando se os resultados foram positivos", afirma Ashish.
Com os testes, a equipe descobriu qual combinação de anúncios de banner e intersticiais funcionou melhor para eles. Eles também perceberam que a densidade de anúncios não é a mesma em toda a base de usuários e que a tolerância a publicidade era muito mais alta em alguns países do que em outros. Com essas informações, eles ajustaram a publicidade de acordo com cada lugar. Ao criar eventos no Firebase e analisar as taxas de retenção de usuários em várias densidades de anúncios, a equipe conseguiu mais insights sobre o comportamento do usuário e otimizou de maneira eficaz a estratégia de monetização utilizada.
Aumentar a receita e manter a retenção
Os novos formatos combinados aos eCPMs mais altos dos lances levaram a um aumento de 10% a 15% na receita geral sem prejudicar a taxa de retenção. A Audify atribui parte desse sucesso ao fato de não terem adicionado SDKs para impulsionar os ganhos. "Quando aumentamos o tamanho do app, geralmente o número de downloads cai junto com a retenção", afirma Ashish. "Isso não ajuda os usuários e não é um modelo escalonável. Com a solução dos lances, não mexemos no tamanho do app e aumentamos os ganhos."
Agora a Audify está trabalhando na criação de um pacote de novos apps e planeja integrar e testar a solução de lances da AdMob neles também. A empresa também quer continuar fazendo experimentos com os formatos de anúncio, incluindo os vídeos premiados, para ajustar a estratégia de monetização com a AdMob.